#Relato: Minha Experiência Com A Paralisia Facial - #ExtraordinariamentePink

#Relato: Minha Experiência Com A Paralisia Facial


Prepara a leitura que lá vem textão!
Demorei cerca de um ano e alguns meses para me recuperar física e emocionalmente de algo que de longe, foi o mais aterrorizador que já me aconteceu com minha saúde. E digo que as sequelas ainda são uma constante bem grande em minha vida.
Tudo começou quando em um maravilhoso dia de frio em junho de 2016, eu resolvi fazer uma escova definitiva no cabelo, isso as 19:00. Como acabou por volta das 22:30, o último ônibus que passaria na rua de baixo da minha casa era 23:00, o recurso foi sair do quente, muito quente do salão (secador, chapinha, aquecedor de ar) para o frio cortante que estava lá fora. Ainda precisei andar uns 10 minutos até o terminal onde apanharia o coletivo (Edit 1: Você quer @ ironia? 6 meses depois desse fato, comecei a namorar e meu namorado mora praticamente do lado do salão. E tem carro. Pesado destino, bem pesado.). Isso num sábado dia 25/07/2016. 
Domingo, fiquei o dia todo na cama, achei que havia pegado um resfriado e me senti extremamente mal. Segunda eu me senti melhor durante o dia, porém, a noite, sentada no computador, senti que meu rosto repuxava e formigava do lado esquerdo, todavia, acabei associando o ocorrido com as frutinhas de Goji Berry, já que estou em fase de emagrecimento, comecei a consumir naquele dia e não dei importância, achei que fosse apenas uma reação fisiológica das frutinhas e fui dormir.
Eis que terça de manha acordo com o rosto todo dormente, fala embolada e arrastada, dor de cabeça e o baque: o rosto completamente torto. 
Desesperada, fui com minha mãe procurar o pronto atendimento do SUS e confesso que jamais vi atenderem alguém tão rápido. Motivo da rapidez: pensaram que eu estava tendo um AVC e naquela circunstancia, eu mesma pensei nisso.
Passei por uma equipe de médicos e nenhum sabia ao certo o que estava acontecendo comigo, então, chamaram um neurologista e eu fui fazer uma bateria de exames. Finalizado os procedimentos, a conclusão é que eu havia sido acometida com a Paralisia Facial de Bell ou popularmente chamada de Paralisia Facial Periférica.
Antes de prosseguir, vamos entender um pouquinho do que é a Paralisia Facial:
Paralisia facial
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A paralisia facial é um distúrbio (paresia) ou uma paralisia total de todos, ou alguns, músculos da expressão facial. A paralisia facial pode ser classificada como central ou periférica.
A paralisia periférica é causada pela paralisia dos nervos faciais, com incapacidade de fechar o olho, e mover o lábio do lado afetado. Alguns dos sintomas iniciais, e mais frequentes da paralisia facial incluem a sensação de dormência ou fraqueza, sensação de pressão ou edema da hemiface afetada, alterações no paladar ou, até mesmo, abolição deste em certas regiões internas da cavidade bocal; intolerância a barulhos, olho ressecado e dores em torno do mesmo, assim como no ouvido do lado afetado. A paralisia facial, normalmente, é causada por um choque térmico, entre outros motivos.
Um dos medicamentos utilizados para o tratamento é o corticoide. Para mim que está em processo de emagrecimento, foi literalmente o fim: todo mundo sabe que esse medicamento engorda e retém um líquido imenso, além de ser de depósito (age no organismo mesmo após cessar o consumo) e eu tomei durante um ano inteirinho, 12 meses, 53 semanas, 365 dias, 8.760 horas, 525.600 minutos e mais uma infinidade de segundos. O resultado foi lindo: engordei 30 quilos, mesmo mantendo a dieta, porém precisei suspender as atividades físicas por recomendações médicas.
Os sintomas da paralisia facial são:
Boca torta, que é mais evidente quando o indivíduo sorri;
Boca seca;
Falta de expressão num dos lados da face;
Incapacidade de fechar completamente um dos olhos, de levantar uma das sobrancelhas e de franzir a testa;
Dor de cabeça;
Dor na mandíbula;
Aumento da sensibilidade do som num dos ouvidos.
Estes sintomas tendem a regredir em 3 semanas com  tratamento adequado.

Fotinha do meu segundo dia de paralisia. 
Mas engordar não foi o maior dos meus prolemas, e sim estar advogando e precisar fazer audiências com o rosto, a fala, o físico e o psicológico completamente abalados. Com toda fé e perseverança que reuni dentro e fora de mim, iniciei o tratamento e fui a luta. Eu sabia que não seria fácil, contudo, há momentos em nossas vidas que passamos por provações para aprendermos algum tipo de lição e comigo foi da forma mais assustadora: ter meu rosto, que é o cartão postal de qualquer pessoa, completamente desfigurado. E a causa foi estresse mais o lindíssimo frio.
Causas, diagnóstico e tratamento
A paralisia facial ocorre devido ao comprometimento dos nervos da face que deixa os músculos faciais paralisados. Ela pode ocorrer no trajeto do nervo facial ainda dentro do cérebro ou fora dele. Quando ocorre dentro é uma consequência do acidente vascular cerebral e quando ocorre fora é mais fácil de ser tratada e neste caso, a paralisia é chamada de paralisia facial de Bell.
Algumas das possíveis causas da paralisia facial de Bell são:
Alteração brusca de temperatura;
Estresse;
Traumatismo;
Infecção viral com herpes simplex; herpes zóster; Citomegalovírus ou outros;
Raramente pode ser consequência de outras doenças.
O diagnóstico da paralisia facial é feito através da observação do indivíduo e na maioria das vezes não é necessário realizar exames complementares. Contudo, para certificar-se de que se trata somente de uma paralisia facial pode-se recorrer à ressonância magnética.
O tratamento para para paralisia facial é feito com a toma de medicamentos como a Prednisona, uso de colírios, antivirais, fisioterapia e fonoaudiologia.
O uso de colírios ou de lágrimas artificiais é essencial para manter o olho afetado devidamente hidratado e diminuir o risco de lesões na córnea. Para dormir, deve-se aplicar uma pomada receitada pelo médico e usar uma proteção nos olhos como uma venda, por exemplo.
É importante que os exercícios de fisioterapia sejam realizados várias vezes ao dia, todos os dias, para potencializar o tratamento.
Os indivíduos que não tiverem remissão dos sintomas em até 3 semanas, poderão ficar com sequelas permanentes. O tempo de tratamento varia de 3 meses a 1 ano.
Achei que jamais voltaria a ter o rosto normal novamente
Achei que jamais iria ter o rosto normal novamente, ou algo perto de minimamente apresentável. Mas é uma questão de fé: em si mesmo, na medicina, na recuperação e em uma força superior que nos rege. Me apeguei a Nossa Senhora das Graças de uma tal maneira que hoje em dia ela vive completamente ocupada comigo e, após 3 meses, no 4º dia de novena, fui imensamente abençoada com os reflexos do meu rosto voltando a ser o que eram antes. 
Abaixo tem um videozinho com minhas evoluções e algumas fotos desses 3 meses:

Evolução das fotos ao longo de 3 meses de tratamento


Concluindo, foi uma experiência devastadora. Mas estou me recuperando dentro do esperado mesmo após um ano. Reaprender a falar, a comer e a beber líquidos foram apenas alguns dos desafios. Minha miopia aumentou escandalosamente, a fisioterapia é vitalicia e até hoje luto para tirar o cortisol do meu corpo e voltar a emagrecer. Porém, o importante é saúde sempre.

Recentemente. Ainda com sequelas como o tamanho de um olho em relação à outro e rosto inchado
Espero que meu relato possa ajudar a você que passa ou conhece alguém passando por isso. Se precisar de ajuda, basta chamar!


10 comentários:

  1. Boa iniciativa pra pessoas que passam pelo mesmo diagnostico, podendo assim ajudá-las a entenderem.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo seu relato, estou com 21 dias de paralisia , e confesso realmente ser muito assustador, já engordei seis quilos .
    Mais ver casos como o seu é animador, sei que tudo vai dar certo !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, me desculpe a demora.
      Acredita que eu tive uma nova paralisia?
      Dessa vez do lado direito do rosto. Espero em breve estar postando o relato e como foi a recuperação. Mas quero saber como voce esta e o que esta sentindo, me conta!

      Excluir
  3. Hoje faz 61 ,dias da paralisa
    Eu estava grávida de 36 semanas e não pude tomar os corticóides
    Mas com muita dedicação posso afirmar que já estou com quase 100%.
    Pra mim foi horrível me deixaram na uti até minha bebe nascer
    Com a graça de Deus e nossa senhora ela nasceu saudável

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, me desculpe a demora.
      Acredita que eu tive uma nova paralisia?
      Dessa vez do lado direito do rosto. Espero em breve estar postando o relato e como foi a recuperação.
      Como você esta hoje em dia?
      Fico feliz em saber que você esta se recuperando bem e que seu bebe nasceu saudavel.

      Excluir
  4. Olá, meu nome é Ramon, tenho 25 anos, tive paralisia facial no ano de 2018, não tenho palavras pra expressar o quanto seu texto mexeu comigo. Parece que passou um vídeo na minha cabeça de como tudo ocorreu comigo, uma simples e chata dor na lateral do rosto virando uma dormência e após uma noite de sono acordar sem conseguir nem piscar uma das vistas. Tive algumas complicações no processo, dei azar de ter um médico no inicio do tratamento que não se preocupou de verdade em me ajudar, após meses sem ver alguma melhora significativa procurei um outro médico, e levei uma baita bronca, em cerca de 6 meses meu rosto já apresentava sinais de movimentos involuntários devido a uma forma errada de praticar os exercícios (graças aos conselhos de um certo médico preguiçoso que não me atendeu de forma correta desde o início). Hoje estou bem melhor que no começo, porém as chances de sequelas são muuuuuito grandes, é difícil as vezes arrumar motivação para continuar o tratamento, a paralisia por ser no rosto mexe muito com nosso psicológico, mas ao ler suas palavras aqui me senti um pouco mais renovado. Parabéns pela iniciativa. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ramon, em julho de 2018 fui acometida com uma nova paralisia, dessa vez do lado direito. Ja estou quase 80%.
      Nao desanime, você vai se recuperar, continue firma na fisio e fazendo o tratamento. Na primeira vez eu tbm tive má sorte com medicos, mas graças a deus, na segunda, foi tudo mais calmo. VC tem instagram? Me chama instagram.com/saraschirmbeck assim, a gente pode trocar figurinhas!

      Excluir
    2. Oi Sara, mais uma paralisia? Caramba, a minha já está chegando a quase 1 ano, comparado ao início estou bem melhor mas pelo tempo que já passou fico um pouco triste por não estar completamente recuperado, mas Deus sabe de todas as coisas.
      Não tenho Insta, estou pra fazer mas sempre esqueço, assim que eu fizer te chamo lá. Eu acho que cheguei a anotar seu e-mail, senão se incomodar posso depois te contar minha historia com mais detalhe por lá.
      Abraço, melhoras

      Excluir
  5. Oi eu também tive uma paralisia facial,já tem 15 anos e até hj estou com sequelas.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar! ♥
Sua opinião é muito importante para mim, não deixe de comentar
e volte sempre ☻